TERREMOTOS 8.3 terremoto de magnitude provocou um tsunami na costa do Chile

16-09-2015 22:56
 

(Espanhol CNN) - Um terremoto de magnitude 8,3 sacudiu o centro do Chile quarta-feira, disse que o United States Geological Survey (USGS), que deixou pelo menos um morto e sete feridos, e causou um tsunami de até 4 6 metros de altura.

O terremoto, que originalmente havia sido estimada em magnitude 7,9, ocorreu às 19:54 hora local (18:54 EST) 55 quilômetros a oeste-noroeste de Illapel, e 232 quilômetros norte-noroeste de Santiago, o USGS relatou. Seu hipocentro foi localizado a uma profundidade de 33 quilômetros.

O Carabineros do Chile confirmaram que Illapel, perto do epicentro, uma mulher morreu e sete pessoas ficaram feridas, incluindo três a sério.

O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior (ONEMI) do Chile informou que o tsunami começou a registrar em 8:20 na cidade de Tongoy. A altura máxima tsunami foi de 4,6 metros. As autoridades chilenas declarou alerta vermelho em todo o país depois foram confirmadas a chegada das primeiras ondas.

Até agora não tem estoque ONEMI de danos e vítimas em todo o país.

A força do terremoto foi visto em imagens capturadas pela câmera de segurança em casa do nosso amigo Ricardo Ortiz em Lampa, perto de Santiago.

Depois do terremoto principal, havia pelo menos três tremores secundários, dois de magnitude 6,4 e magnitude 6,2, de acordo com o USGS.

CPD29L5UsAAkU_S

O Serviço Oceanográfico da Marinha do Chile Hidrográfica estabelecido alerta de tsunami para toda a costa do país, de modo que o ONEMI pediu para evacuar as áreas costeiras ao longo de todo o território chileno.

Aviso Pacífico

As ondas do tsunami com mais de três metros acima do nível da maré são possíveis na costa do Chile e de um a três metros de Polinésia Francesa, informou o Centro de Alertas de Tsunami doPacífico.

Enquanto isso, ondas de até um metro são possíveis na costa do Peru, Equador, México, Japão, Nova Zelândia, Hawaii, Rússia, Tonga e Ilhas Salomão, entre outros, de acordo com o centro.

Menos de um medidor de ondas são possíveis em El Salvador, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Colômbia, Austrália, Filipinas, Taiwan, China, Papua Nova Guiné, Indonésia, Vietnã, Malásia e Brunei, disse o centro.