Chade e Níger fazem ataque conjunto contra Boko Haram

11-03-2015 15:34

Chade e Níger fazem ataque conjunto contra Boko Haram

O país que vive assombrado com os terroristas pediu ajuda internacional para conter o grupo

por Leiliane Roberta Lopes

Chade e Níger fazem ataque conjunto contra Boko HaramForças especiais da Nigéria marcham em frente a soldados do Chade durante exercício no Chade - AP/Jerome Delay
  •  
  •  

Uma ofensiva conjunta dos países Chade e Níger foi lançada contra os extremistas do Boko Haram. A ideia dos países africanos que fazem fronteira com a Nigéria é conter a insurgência dos terroristas que está começando a atacar os países vizinhos.

Os jihadistas nigerianos já expandiram suas forças para Camarões e Chade nos últimos meses, espalhando o terror como fazem na Nigéria desde 2009 onde milhares de pessoas já foram mortas.

Essa foi a primeira ação dos países que até então apenas tentavam impedir invasões do Boko Haram em seus territórios, porém a ofensiva contou com cerca de 300 veículos, um número baixo em relação ao tamanho do grupo de terroristas.

O Chade e o Níger entraram nessa guerra após a Nigéria pedir ajuda internacional para poder vencer os jihadistas, principalmente agora que o grupo jurou fidelidade ao Estado Islâmico, grupo de radicais islâmicos que tem destruído o Iraque e a Síria.